Dia de Gibi Novo: A Paixão do Arlequim
Quem vem neste blog com alguma freqüência já deve ter percebido que tenho uma relaçao estranha com os trabalhos de Neil Gaiman. Se, por um lado, gosto muito das coisas mais antigas - e da maioria dos contos - dele, o material mais recente parece coisa de um autor preso no próprio sucesso. Deuses Americanos - com um roteiro que parece reaproveitado de Sandman é prova disso.
Uma das coisa mais interessantes escritas por ele é Mr Punch, uma história em quadrinhos ilustrada por Dave McKean que conta uma história com a estrela do teatro de bonecos. Ali está o Gaiman que merece fama: alguém que pega histórias tradicionaisas, examina com seus olhos pós-modernos e as apresenta com novos elementos e de uma nova forma para seus leitores. A Paixão do Arlequim parecia esse tipo de coisa e - também por conta das ilustrações de John Bolton - resolvi arriscar os dez contos.
Valeu a pena.
A história - que obviamente envolve um Arlequim apaixonado -e é uma graça, sendo romântica sem ser adocicada ou óbvia. A prosa é boa (e em uma boa tradução) e a arte idem. P único porém dessa edição são as notas de rodapé, que são um pouco mais que o necessário. Compensando, os perfis - totalmente falsos - dos autores são divertidíssimos.
Se eu fosse cafajeste, ia comprar uma pilha para dar de presente pras mina por aí. Fica a sugestão.